Cactos Ambiental – Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

NR-12

      A Cactos atua de forma profissional na avaliação de segurança de máquinas desde 2003, por imposição do mercado automobilístico, e desde 2008 em atendimento as normas do Ministério do Trabalho, inicialmente no advento do PPRPS e posteriormente, em 2010, com a atualização da NR 12 – Segurança de Máquinas, quando começou-se a exigir os relatórios de avaliação e conformidade de máquinas.
      A Cactos é uma empresa especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho, e no caso específico da NR 12, executa toda a parte documental, treinamento, avaliação e perícia em máquinas, com uma vasta gama de serviços.
      A empresa conta com uma equipe multidisciplinar, trabalhando exclusivamente com a NR-12. Nosso quadro técnico, em que constam 5 engenheiros, sendo 2 engenheiros ambientais, 1 engenheiro de Produção, 1 engenheiro mecânico e 1 engenheira eletricista, sendo destes 3 engenheiros com especialização em segurança do trabalho, além de diversos profissionais técnicos, TODOS DO QUADRO PROPRIO DA EMPRESA.

       Nosso acervo de laudos e trabalhos técnicos na área de avaliação e conformidade de máquinas é extenso, com clientes e trabalhos realizados em várias partes do país e do exterior. Todos trabalhos são acompanhados de suas respectivas ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) perante o Conselho Regional de Engenharia (CREA) do estado onde se encontra a máquina. 
.          
       Abaixo descrevemos alguns dos serviços relacionados à NR-12 que nós prestamos! 

      O Laudo de apreciação de riscos tem sua metodologia embasada na norma ABNT NBR ISO 12100:2013 e na NR-12.
      Trata-se de peça fundamental para uma boa implantação de NR 12 na empresa, pois somente uma boa análise traz resultados positivos, seja na identificação dos riscos da máquina e tudo que envolve sua operação, bem como pela indicação de soluções viáveis e suficientes para a eliminação ou neutralização do risco / perigo identificado.

      O Laudo de Conformidade de Máquinas é o documento definitivo, que comprova que a máquina encontra-se adequada à NR-12.
      Ele contempla a análise dos riscos e perigos da máquina, sua mensuração,  o grau de proteção requerido para cada perigo encontrado. Em seguida, aponta o conceito de segurança aplicado e todos os itens de segurança incorporados na máquina, bem como os impactos de tais adequações na redução do risco, concluindo se tais medidas tornam a máquina  segura frente as exigências normativas.
      O processo normalmente exige uma extensa avaliação de projetos e documentos, bem como avaliação física e funcional da máquina, atestando que todos os componentes de segurança  estão operantes e de acordo com o projeto.   

      O inventário das máquinas e equipamentos é o primeiro passo para a empresa se adequar à NR-12. Trata-se de item básico, auditável e cobrado pela fiscalização do MTb.
      Ele deve conter a localização, em planta baixa, de todas as máquinas e equipamentos existentes na empresa, com descrições técnicas das mesmas, e os dispositivos de segurança nelas instalados. 
      Pode ser feito em conjunto com a análise de riscos das máquinas e equipamentos.

      Assessoramos tanto usuários finais quanto fabricantes de máquinas nas adequações necessárias para o atendimento à NR-12.
      Através do vasto conhecimento de nossa equipe, buscamos orientar nosso cliente sobre as melhores práticas e soluções possíveis para o equipamento, sempre respeitando as particularidades de cada atividade, para que as adequações afetem o mínimo possível a produtividade.

  Saiba mais sobre nossos serviços ou solicite um orçamento.  


Engenheiros Responsáveis 

Entre em Contato