Cactos Ambiental – Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Serviços de NR-10 

– Elaboração de Laudo das Instalações Elétricas;

      O Laudo das Instalações Elétricas é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica. Ele irá confrontar as não conformidades encontradas na instalação, quando confrontada com as diversas normas técnicas que regem o ideal de instalação elétrica.
     Este documento pode ser solicitado por diversas instâncias do poder público, comumente o Ministério do Trabalho e o Corpo de Bombeiros, contudo também pode ser solicitado por clientes em busca de fornecedores certificados.
      A conformidade das instalações com o que apregoam as normas técnicas, é fundamental para, por exemplo, eliminar o adicional de periculosidade (30% do salário) que pode ser devido a eletricistas internos da empresa.

– Elaboração de PIE (Prontuário das Instalações Elétricas);

     O PIE é definido como um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores, que organiza o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que toda empresa deverá possuir, a fim de se obter as melhores condições operacionais e de segurança para o sistema elétrico operacional. 
      De acordo com o item 10.2.4 da NR-10, os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, no mínimo

  1. conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
  2. documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
  3. especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
  4. documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
  5. resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
  6. certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
  7. relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

      Além destes itens, devem atender ao disposto no subitem 10.2.3 da NR-10, que diz que as as empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos, com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

– Elaboração de Laudo de Aterramento;

    O objetivo do laudo de aterramento elétrico é proteger os usuários de máquinas e equipamentos contra descargas não atmosféricas.
      Um aterramento bem dimensionado auxilia não apenas na segurança das instalações, mas também, na vida útil dos equipamentos de proteção elétrica existentes.
    Elaboramos o laudo de aterramento elétrico visando analisar o aterramento elétrico existente, detalhada- mente, verificando seus pontos conformes e não conformes, e existindo a não conformidade, orientamos a empresa sobre como adequar o sistema de aterramento. 
    O Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece a obrigatoriedade da elaboração periódica do laudo de aterramento através das NRs 10 e 12.
     Todos os laudos de aterramento elaborados pela Cactos são assinados e ficam sob responsabilidade dos engenheiros eletricistas e de segurança do trabalho da empresa, seguem as normas da ABNT e Internacionais vigentes, em conformidade com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e utilizam equipamentos testados, certificados e calibrados.

– Elaboração de Laudo SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas);

     Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é um sistema completo destinado a proteger uma estrutura, edifício, etc. contra os efeitos das descargas atmosféricas (raios).
    O Laudo Técnico do SPDA tem como finalidade verificar a conformidade do sistema com a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR 5419: 2005 – Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas. Além de atestar a conformidade construtiva do sistema, avalia-se através da medição com equipamento apropriado e calibrado em laboratórios certificados pelo Inmetro, o valor da resistência de aterramento que também tem seu valor normatizado e ainda a garantia da correta manutenção do sistema.
   O sistema deve ser reavaliado periodicamente em diversos aspectos, através de um laudo emitido por engenheiros. Na Cactos, este laudo é realizado por engenheiros eletricistas com especialização em segurança do trabalho, para garantir que todos os aspectos legais referentes tanto à área elétrica quanto a área de segurança do trabalho sejam contemplados no documento.

 

Maiores informações poderão ser obtidas na CACTOS pelo telefone: (47) 3027-3535, ou através do e-mail vendas@cactosambiental.com.br 

  Solicite um orçamento.  


Outros Serviços 

– Elaboração de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);

– Elaboração de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);

– Elaboração de PPR (Programa de Proteção Respiratória);

– Elaboração de LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho;

– Elaboração de Laudo de Insalubridade;

– Elaboração de Ordens de Serviço (NR-01);

– Elaboração do Prontuário das Instalações conforme NR-20;

– Assessoria na implementação e acompanhamento de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);

– Assessoria periódica de segurança do trabalho;

– Acompanhamento técnico de obras da construção civil;

– Serviços de perito assistente em perícias trabalhistas.